quinta-feira, 16 de junho de 2011

a Virtude da Derrota

Todo mundo já viveu o suficiente pra se sentir derrotado. Todo mundo já viveu o suficiente pra se sentir vitorioso. Todos já passamos por várias fases da vida, várias decepções, muitas situações.
Alguns já pensaram em desistir, outros, nem sequer pensaram nessa possibilidade. Cada pessoa lida de um jeito deferente com as situações difíceis da vida, mas uma coisa é certa: Seja qual for o caminho que você decidir tomar, sempre existirão muitas pedras no caminho, muitas coisas que te farão pensar em desistir. E é assim que a vida separa os fortes dos fracos. 
O forte não é quem nunca sofreu uma derrota. Muito pelo contrário... Quem nunca errou está propício a todo tipo de erro, mas aquele que já caiu muitas vezes sabe se levantar como ninguém. Afinal, a derrota pode ser vista como um sentimento que voce cria, ela pode se tornar uma fonte de dores, ou uma fonte de lições valiosas, tudo depende do jeito que você a encara.

Então, antes de se condenar por fazer tudo errado, ou se odiar por não se achar capaz, entenda que o problema sozinho pode ser ruim... mas o problema acompanhado de coragem pra olhar pra frente e continuar, pode se tornar a maior de suas virtudes. A verdade é que a maioria das nossas tristezas poderiam ser evitadas com uma simples atitude de virar as páginas. E por que isso é tão difícil para a maioria das pessoas? Por que temos o mau costume de nos apegarmos justamente à página que não deveria ser escrita?
Acredito que talvez isso aconteça porque o futuro é incerto, e tudo o que temos é o nosso diário, escrito em linhas tortas... É o que dizem... a vida é desenhar sem borracha, mas isso não impede de virarmos a página que desenhamos errado, e tentar de novo, e de novo. Simplesmente seguir em frente.
Ninguém gosta de se lembrar disso, mas é verdade que o mundo não vai parar por você, a vida não vai parar por você, nada vai parar por você. A sua decisão é seguir em frente, ou parar sozinho. A vida não é uma jornada para os fracos, a vida é uma lição que temos que aprender todos os dias, perdendo e ganhando, o importante é aprender a continuar.

"Só quem um dia perdeu na vida, sabe o que é ganhar, pois encontrou na derrota um motivo pra lutar."

domingo, 5 de junho de 2011

Somos o futuro

O mundo de fato está ficando cada vez pior, e o problema não é apenas uma visão pessimista, o problema é real e presente. Eu percebo que toda nossa sociedade está sendo sustentada pela geração anterior a nossa, que por mais que me doa saber disso, é uma geração mais responsável e trabalhadora que a atual. Grande parte dos jovens de hoje em dia estão crescendo em um conformismo, já tem tudo em mãos, não tiveram que ajudar a construir o mundo em que vivem, e nem se preocupam em ajudar.
Alguns sempre ganham tudo o que querem dos pais, ganham tudo, menos responsabilidade e independência, que são coisas que se aprende e se desenvolve. Acabam do pior jeito, bebidas, drogas, brigas, prisão... e lá se vai uma vida inteira, desperdiçada.

Vemos no nosso dia-a-dia muitos adolescentes e jovens, que tem como maior preocupação, a marca de roupa que vão usar, ou mostrar para os amigos que têm mais dinheiro, ou quem pega mais na balada. Tudo se resume em status. E cada vez o trabalho duro vai ficando mais fraco, e menos sustentável, pois o inevitável está acontecendo... a nova geração está entrando e ocupando o lugar da anterior. O que se pode esperar de alguém que diz que daria a vida por um ídolo teen? Pessoas que se sacrificam por muito pouco achando que é muito. O que se pode esperar de um mundo onde a futilidade está dominando a ambição dessa geração? E o pior de tudo, o que se pode esperar da geração que ainda virá depois dessa?
Se as coisas continuarem nesse rumo, toda a organização do mundo se tornará em um lixo fútil sem sentido.

Mas apesar de tudo, eu sei que existem muitas pessoas dessa geração que se preocupam com o futuro, que pensam em mais coisas do que simplesmente status, e que estão dispostas a ajudar a construir uma sociedade  melhor para se viver. Existem pessoas que ainda não perderam a dádiva da opinião própria, pessoas que pensam por si mesmas, que sabem que juntos podem fazer a diferença. E são de fato, nessas pessoas que o futuro da sociedade está depositado. Afinal, só pode fazer a diferença aquele que sabe não ser apenas mais um na multidão, seguindo o rebanho rumo ao precipício. E o que me traz motivação é saber que eu posso fazer alguma diferença, seja agindo me colocando em meu lugar, ou mesmo influenciando a geração que está por vir. O que nós deixaremos para a próxima geração? Qual é a herança que voce pretende deixar? O que devemos esperar da próxima geração? Isso depende de mim, de você, e de todos com alguma consciência para moldar o que está por vir...